A História do Açaí

A história (lenda) do fruto brasileiro que está contagiando o Mundo.

Antes de existir a cidade de Belém, capital do estado do Pará na Amazônia, uma tribo muito numerosa ocupava aquela região. Os alimentos eram escassos e a vida tornava-se cada dia mais difícil com a necessidade de alimentar os índios da tribo.
Foi aí que o cacique da tribo, chamado de Itaki tomou uma decisão muito cruel. Ele resolveu que a partir daquele dia todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas para evitar o aumento de índios da sua tribo.
Um dia, no entanto, a filha do cacique, que tinha o nome de Iaçã, deu à luz uma linda menina, que também teve de ser sacrificada. Iaçã ficou desesperada e todas as noites chorava de saudades de sua filhinha.
Durante vários dias, a filha do cacique não saiu de sua tenda.
Em oração, pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai uma outra maneira de ajudar seu povo, sem ter que sacrificar as pobres crianças. Depois disso, numa noite de lua, Iaçã ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua filhinha sorridente, ao pé de uma esbelta palmeira. Ficou espantada com a visão, mas logo depois, lançou-se em direção à filha, abraçando-a. Mas, misteriosamente a menina desapareceu. Iaçã ficou inconsolável e chorou muito até desfalecer.
No dia seguinte seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira. No rosto de Iaçã havia um sorriso de felicidade e seus olhos negros fitavam o alto da palmeira, que estava carregada de frutinhos escuros.
O cacique Itaki então, mandou que apanhassem os frutos em alguidar de madeira, o qual amassaram e obtiveram um vinho avermelhado que foi batizado de açaí, em homenagem a Iaçã (invertido é igual a açai).
Com o açaí, o cacique alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu sua ordem de sacrificar as crianças.mas de respeito pela vida.

Curiosidade

Camarão, peixe frito, charque e farinha d’água: está aí uma combinação de “toppings” que você nunca imaginaria pedir em um quiosque de açaí. Mas é exatamente o tipo de refeição que transformou o açaí conhecido. Era assim para os índios caçadores-coletores há mil anos. E segue assim hoje – principalmente para quem tem pouco dinheiro. 60% das famílias que recebem até um salário-mínimo no Pará consomem açaí todos os dias.

AÇAÍ COM FRUTAS, GRANOLA E GUARANÁ
Como foi, então, que o açaí ganhou outra cara – e um significado totalmente diferente – no restante do Brasil e do mundo? Ele invadiu os quiosques de praia e as sorveterias, os supermercados, shopping, e, depois, as academias. Para onde quer que você olhe, tem açaí. Mas, para conquistar o planeta, o açaí tradicional de Iaçã precisou passar por uma repaginada profunda.
Quem só conhece o fruto do açaizeiro por foto pode pensar que ele parece um mirtilo ou uma jabuticaba. Na verdade, ele se assemelha bem mais a um caroço – duro e impossível de mastigar. Por isso é que a fruta só é consumida em líquido ou pasta, depois de batida com água. Existem três tipos desse açaí pastoso: o popular, o médio e o especial. A regulamentação federal determina que o popular tenha entre 8% e 10% de resíduos sólidos do fruto (ou seja, polpa) misturados com água. O médio deve ter concentração entre 11% e 13%, enquanto o especial precisa passar dos 14%. Mas não muito: um copão com mais de 17% de açaí dificilmente é bem digerido pelo corpo, e provoca um piriri daqueles. Acima de 15% de concentração de sólidos você consegue apenas na região, a produção em escala tem bastante dificuldade em produzir.
No resto do Brasil, poucas são a oportunidade de escolher um açaí popular, médio ou especial. Isso porque o que você toma no quiosque não é exatamente açaí puríssimo. O que se vende fora da região Norte normalmente é o mix (Sorbet de Açaí), uma mistura feita industrialmente que contém açaí, água, açúcar e extrato de guaraná.
É difícil provar o açaí puríssimo fora do Norte. Depois da colheita, o fruto deve ser batido em até 24 horas para preservar a cor, o cheiro e o sabor – de preferência. O açaí puro é comercializado em polpa congelada em temperatura negativa de ( -15°C ), ele preserva seus nutrientes, sabor e cheiro, mas não é igual ao consumo no momento.
O açaí começou a se popularizar após tornar-se um Sorbet, também após divulgar as propriedades nutricionais do fruto. A mistura com frutas e outros complementos ganhou o mercado de sorvetes. Não apenas o mercado brasileiro, mas o mundo todo começou a conhecer mais o fruto. O esporte ajudou muito a ganhar notoriedade mundial, através dos Jiu-jitsu e Surf o açaí ficou famoso.

Tag :

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Rolar para cima

Por favor, preencha o formulário a seguir para iniciarmos o atendimento pelo Whatsapp.